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Arquitetos Paisagistas: Atelier VISION
- Área: 150 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Qingshan Wu
Descrição enviada pela equipe de projeto. O "Prefácio ao Pavilhão Lanting" de Wang Xizhi descreve um encontro à beira da água no Festival Shangsi, há mil anos. Por meio da beleza da paisagem e da alegria do encontro, ele expressou seus sentimentos sobre a impermanência da vida e da morte. O conceito para este jardim vem desse encontro. A disposição geral é baseada em um sistema aquático em forma de 'U", com atividades ao ar livre se desenrolando ao longo da margem da água. As casas de chá estão localizadas perto da água e dispostas livremente.
O projeto está situado na área do Jardim Crisântemo, no lado norte da Cidade Antiga de Jiading,China. Os lados leste e sul do local são vias internas, e o lado noroeste está próximo à água.
A entrada norte é a principal. O acesso ao jardim é feito pelo pátio através de um portal em formato de lua, ao sul, proporcionando uma experiência progressiva. A entrada sul corresponde ao estacionamento no lado leste da via. Para definir o tom da entrada subsequente na "natureza selvagem" do jardim, é criada uma experiência inicial sombria. Após passar por esse corredor de entrada, de repente, entra-se em um espaço aberto nas montanhas.
A partir das várias pinturas temáticas do encontro de Lanting, fica claro que as cenas frequentemente ocorrem perto da água em uma floresta montanhosa, como mencionado na frase "encontro no Lanting à sombra do Monte Kuaiji...". As frases "montanhas altas," "florestas exuberantes e bambus altos," e "riachos claros e rápidos" são detalhadamente retratadas. Para imergir ainda mais os visitantes na natureza, distinguimos o ambiente externo do jardim. O lado oeste utiliza sistemas de água e plantas, o lado norte possui montanhas e terrenos artificiais, o lado sul possui plantas e o lado leste está repleto de "florestas exuberantes e bambus altos". Dessa forma, usando elementos "naturais", as pessoas estão constantemente imersas na "natureza selvagem" do jardim. Como escrito em "Yuan Ye (A Arte dos Jardins)", ao "expulsar o mundano", isolamos uma parte do ambiente externo. Com isso, dentro do jardim, a visão é principalmente atraída pela paisagem.
Da mesma forma, a escolha de materiais e elementos artesanais reflete consistentemente a "natureza selvagem". As principais pedras usadas no jardim são amarelas, enquanto o caminhos parciais e os muros de contenção usam pedras brutas, expressando um encanto "rústico". O telhado da casa de chá utiliza a palha, misturando o volume com o seu entorno. Quanto às plantas, além dos pinheiros de Osaka especificados pelo proprietário, são usadas madeiras mistas, e o musgo é usado como cobertura do solo, aprimorando ainda mais o charme selvagem do ambiente.
Em última análise, através deste projeto, pretendemos explorar a relação entre o homem e a água, bem como entre o homem e a natureza, no contexto dos literatos. Também contemplamos como os jardins podem ser apresentados na contemporaneidade e os papéis que eles podem desempenhar.